fbpx
                                   Login
Os benefícios da massagem, além do simples relaxamento

10 Oct

Os benefícios da massagem, além do simples relaxamento

O corpo humano pode ser definido como um condomínio de células. Todo organismo vivo tem em seu interior um sapientíssimo médico, que é a mais poderosa defesa natural do organismo humano. Esta defesa se compõe de um imenso número de células, cuja missão é manter são e limpo o interior do nosso corpo.

Estas células são organismos vivos, inteligentes, completos (podemos ver sua obra quando nos suturam uma ferida e a cicatrizam), umas são curativas, outras de limpeza e outras mensageiras. É importante destacar que o bom funcionamento do organismo depende da boa saúde celular, consequentemente a boa saúde celular depende de quem ela nutre e limpa, um complexo de proteínas, vitaminas, hormônios e outros fluidos orgânicos que junto com o sangue mantém o corpo úmido e nutrido. Este líquido por sua vez é alimentado pelo o que o organismo consome: ar, alimentos, líquidos. Por um processo complexo, quase que de alquimia, o corpo humano obtém desses elementos nutrientes e energia para que todo nosso sistema orgânico celular mantenha-se sadio (órgãos, veias, ossos, artérias, músculos, pele, cabelo, etc…).

Podemos entender pelo que vimos até aqui a importância do movimento contínuo do fluído orgânico. A falta ou diminuição desse movimento trará doença e dor, seja numa região determinada ou no corpo todo. Por causas eventuais dos ambientes ou danos patológicos manifestados, diminui o poder de defesa celular dando passo aos efeitos de bactérias e toxinas, doenças, dores musculares, contraturas, problemas digestivos, problemas do sistema nervoso, queda de cabelo, etc…

É possível ajudar a esse processo de irrigação corporal de forma manual, pelo método da massagem. Os efeitos fisiológicos desse meio são: aumento do suprimento sanguíneo para determinada região do corpo, aumento do retorno linfático e venoso, aceleração da drenagem de uma região afetada diminuindo assim o congestionamento periarticular, evitando fibrose (formação de aderências) a nível articular e muscular, diminuindo a tendência dos músculos a se atrofiarem.

A Massagem a serviço da saúde

A terapêutica pela massagem faz parte integrante também da Medicina Tradicional Chinesa. Ela pratica manualmente regulando a circulação da energia e do sangue. Tendendo para um equilíbrio energético e estimulando a resistência a doenças.

O domínio da aplicação da massagem chinesa na óptica da Medicina Tradicional Chinesa, traz resultados comprovados de modos mais exatos. Na patologia óssea e articular, reumatologia, traumatologia, patologia neuromusculares, patologias respiratórias, pediatria (é preciso insistir sobre a originalidade e a riqueza terapêutica das técnicas manuais), geriatria e no domínio psíquico em que a utilização da massagem e de certas técnicas complementar é uma contribuição apreciável ao tratamento médico. O setor preferencial do massoterapeuta da Medicina Tradicional Chinesa é sem dúvida alguma o das afeições de evolução sub-aguda ou crônica.

Quando as perturbações são de origem interna, a função do massoterapeuta está confirmada. No campo preventivo Tao Te King aconselha: “Evitar o mal antes que ele se instale, por em ordem antes que surja a desordem”.

É importante o domínio das técnicas e a experiência do terapeuta. A massagem apresenta benefícios em forma preventiva, para uma melhor qualidade de vida, e terapêutica, como elemento importante para o restabelecimento do organismo como um todo.

Abraço.