17 Oct
Gong Giu (Confucius) nasceu no ano 551 a.C, era o filho de uma casa de nobres pertencentes a uma classe inferior. Ascendeu de posição e se tornou o primeiro ministro.
Decepcionado com a depravação do meio soberano desistiu de sua posição e passou a vagar com seus discípulos.
Juntos, buscavam um lugar que aplicasse sua filosofia. Tornou-se um dos “três pilares” do pensamento chinês:
- Confucionismo;
- Taoísmo;
- Budismo.
“Se a pessoa utiliza seu corpo e sua natureza, seu discernimento, entendimento e a deliberação com o senso apurado, da maneira como o costume recomenda, seguir-se-ão a ordem e o sucesso; caso contrário, o resultado é a imprevisão e a sublevação, ociosidade e indisciplina. Se o consumo de comida ou bebida, o vestuário, os alojamentos dentro e fora de casa, assim como o movimento e o descanso são cumpridos da maneira como o costume recomenda, atingir-se-á harmonia e ordem; caso contrário, para o que não cumpre, este estará sujeito ao ataque e à traição, e a doença ocorrerá.”
De certa forma, o confucionismo restabeleceu a antiga ordem moral em que se supunha que um rei e seus ministros tinham a competência em garantir o bem estar de todos, usando seu elo com o sobrenatural.
Neste período existiram duas pessoas muito importantes. Uma foi Confucius (551-479 A.C),a outra seu contemporâneo, Lao-tsé (nasceu em 590 AC), foi o fundador do Taoismo. Os ensinamentos Taoistas eram mais filosóficos, enquanto que os de Confucius eram mais práticos.
Ainda hoje as suas filosofias são importantes na cultura Chinesa, e ajudaram a moldar a prática da Medicina Chinesa.
Abraço e até a próxima.
Um breve histórico da cultura chinesa, segundo Gong Giu