fbpx
                                   Login
Um breve histórico da cultura chinesa, segundo Gong Giu

17 Oct

Um breve histórico da cultura chinesa, segundo Gong Giu

Gong Giu (Confucius) nasceu no ano 551 a.C, era o filho de uma casa de nobres pertencentes a uma classe inferior. Ascendeu de posição e se tornou o primeiro ministro.

Decepcionado com a depravação do meio soberano desistiu de sua posição e passou a vagar com seus discípulos.
Juntos, buscavam um lugar que aplicasse sua filosofia. Tornou-se um dos “três pilares” do pensamento chinês:

  • Confucionismo;
  • Taoísmo;
  • Budismo.

“Se a pessoa utiliza seu corpo e sua natureza, seu discernimento, entendimento e a deliberação com o senso apurado, da maneira como o costume recomenda, seguir-se-ão a ordem e o sucesso; caso contrário, o resultado é a imprevisão e a sublevação, ociosidade e indisciplina. Se o consumo de comida ou bebida, o vestuário, os alojamentos dentro e fora de casa, assim como o movimento e o descanso são cumpridos da maneira como o costume recomenda, atingir-se-á harmonia e ordem; caso contrário, para o que não cumpre, este estará sujeito ao ataque e à traição, e a doença ocorrerá.”

De certa forma, o confucionismo restabeleceu a antiga ordem moral em que se supunha que um rei e seus ministros tinham a competência em garantir o bem estar de todos, usando seu elo com o sobrenatural.

Neste período existiram duas pessoas muito importantes. Uma foi Confucius (551-479 A.C),a outra seu contemporâneo, Lao-tsé (nasceu em 590 AC), foi o fundador do Taoismo. Os ensinamentos Taoistas eram mais filosóficos, enquanto que os de Confucius eram mais práticos.

Ainda hoje as suas filosofias são importantes na cultura Chinesa, e ajudaram a moldar a prática da Medicina Chinesa.

Abraço e até a próxima.