fbpx
                                   Login
Qí, a Energia Vital...

31 May

Qí, a Energia Vital...

 

O ideograma Qí, que os antigos inventaram é composto de elementos que figuram “a força do vapor elevando a tampa de uma panela onde se cozinha arroz”. É empregada corretamente para designar o vapor, a força, a energia, a respiração, o sopro e por extensão a vida, a cólera. A idéia principal é a de força imaterial, sutil.

Identificado como aquilo que distingue um corpo vivo de um “inanimado” (do latim sem alma), Qí seria a expressão e o motivo da animação. A sua presença ou ausência, e portanto a sua abundância ou a sua deficiência definem o estado de saúde.

Aplicado ao organismo vivo, designa um conceito de fisiologia e de fisiopatologia. Representa genericamente a atividade normal e patológica, nos vários aspectos em que pode ser observada, bem como capacidades e propriedades do organismo.

A atividade existe, e a manifestação das propriedades do organismo ocorre porque é dotado de Qí, que é em parte inato, e em parte adquirido, utilizando recursos externos como alimentos sólidos, água e ar. O Qí da mente se nutre também de impressões e percepções.

CLASIFICAÇÃO E ESTADOS  DO QI

A Energia Primordial ou Original – Yuan QÍ: É a energia mais básica e mais importante do organismo. É ela quem dá a força matriz e o vigor a todas as atividades fisiológicas do corpo humano. Uma energia original corpórea plena permite que cada sistema orgânico tenha uma força vital vigorosa e abundante, fornecendo uma qualidade orgânica saudável e com poucas doenças.

A Energia Torácica ou Peitoral – Zong QÍ: É a energia que é armazenada, e o local onde se acumula é denominado de Tang Zhong. Nutre o Coração e o Pulmão. Assim, a circulação da energia e do sangue, a força dos movimentos, a temperatura dos membros e do corpo, a capacidade auditiva e visual, a força ou a fraqueza dos batimentos e do ritmo cardíaco tem uma estreita relação com o Zong Qí.

A Energia Verdadeira – Zhen QÍ: É o último estágio de transformação do Qí. É o qí que circula nos meridianos e nutre os sistemas.

A Energia Nutritiva – Ying ou Yong QÍ: Possui a função de nutrir os sistemas internos e todo o organismo. É a energia que circula dentro do vaso, juntamente com o sangue. É formada principalmente da energia essencial da água e dos cereais.

A Energia Defensiva – Wei QÍ: Circula fora dos vasos e entre a pele e os músculos, sendo de natureza mais Yang. Assim, uma função da energia de defesa normal deixa os músculos lubrificados, macios, flexíveis e com grande poder de força, a pele macia e lubrificada e o espaço entre a pele e os músculos com uma capacidade de se compactar

Textos : Fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa – Instituto unidade.